Reformas, ampliações de salas e a contratação de novos médicos foram algumas das providências tomadas pela SES-DF, após vistoria feita pelo Conselho

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) Dr. Farid Buitrago e o conselheiro Dr. Leonardo Pitta, se reuniram na tarde desta sexta-feira (3), com integrantes da Secretaria de Saúde do DF para tratar sobre as condições de trabalho dos médicos e do atendimento a população no Hospital Regional do Gama (HRG).

Estiveram presentes a secretária adjunta de assistência da SES-DF, Dra. Raquel Beviláqua, o diretor administrativo do HRG, Dr. Diego Fernandes e o diretor médico do HRG, Dr. Guilherme Augusto. Eles apresentaram um cronograma de melhorias que estão sendo realizadas na unidade de saúde com aumento do quadro de funcionários e melhorias estruturais.

No início da reunião, o Dr. Farid relembrou que o Conselho recebeu denúncias de médicos no último mês que informaram a falta de recursos humanos e falta de estrutura física no HRG e que após as denúncias, o Conselho realizou uma vistoria no local e confirmou os problemas relatados. “Com a pandemia, nós que estamos na linha de frente ficamos sobrecarregados. Percebemos que a unidade precisa de uma quantidade maior de profissionais de saúde para atender a população com qualidade. As escalas de vocês estavam sempre com falta de médicos. Além disso, os profissionais precisam de condições de trabalho para atuar”, explicou o presidente do CRM-DF.

Na oportunidade, a Dra. Raquel Beviláqua informou que 20 profissionais de saúde serão contratados imediatamente para atuar no HRG em regime de 20 horas. Posteriormente, outros 11 serão convocados para trabalhar na unidade.  “Após todos os 31 serem convocados, a SES-DF verificará se há possibilidade de os médicos fazerem 40 horas, caso queriam dobrar a carga horária”, explicou a secretária adjunta.

Após as informações passadas pela Dra. Raquel, o conselheiro Dr. Leonardo Pitta, indagou a quantidade de médicos que iria aumentar no hospital após a contratação imediata de 400 horas. A resposta foi a de que aumentaria três médicos por plantão e que esse número inicial de contratações vai ajudar a melhorar a qualidade do atendimento até a contratação do novo grupo de médicos.

Outro ponto apresentado ao Conselho foi o cronograma das reformas feitas nos setores. O Dr. Diego Fernandes, chegou a apresentar fotos das melhorias e comentou que as quatro salas das enfermarias da ortopedia e as obras de duas unidades de internação já foram concluídas. Na próxima semana, os boxes de emergência serão reformados. “Vamos iniciar as obras dos boxes de emergência, mas o atendimento não será interrompido na Sala Vermelha. Os pacientes serão transferidos para outra sala até que o serviço seja todo finalizado”, disse.

Os integrantes da SES-DF também informaram que o contrato de manutenção do HRG está ativo e que dentro de 15 dias, as reformas de outros setores também serão concluídas, como a do Centro de Materiais e Esterilização (CME), a Pneumologia e a impermeabilização do Telhado do hospital.

Já o diretor médico do HRG, Dr. Guilherme Augusto, comentou que uma das prioridades na reforma é o de adaptar todo o espaço do hospital para que tenha um melhor distanciamento e que os atendimentos sejam mais humanizados para melhor atender os pacientes.

O presidente do CRM-DF informou que fará uma visita para acompanhar a evolução das obras e a melhoria nas escalas médicas e que vai acompanhar de perto se os problemas encontrados foram realmente sanados. “O CRM-DF está atento a esta situação e realizará novas vistorias no Gama e em outras unidades com problemas similares”, concluiu.