Com um ofício encaminhado ao Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago Sánchez, reiterou o pedido para que todos os médicos, de instituições públicas e privadas, assim como os profissionais aposentados, os residentes e os internos sejam incluídos no cronograma de vacinação contra a Covid-19.

Anteriormente, o Conselho já tinha encaminhado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) dois outros ofícios com a mesma solicitação. O órgão respondeu que esses médicos estariam no próximo grupo prioritário a receber a vacina. No entanto, até o momento, não foi divulgado nenhum cronograma ou planejamento a respeito disso.

O CRM-DF lembrou que esses profissionais fazem parte do grupo de risco, por atenderem pacientes com Covid-19.

Além disso, o Governo do Distrito Federal já não depende exclusivamente do Governo Federal para a imunização, uma vez que entrou em vigor a Lei nº 14.124/2021, que autoriza a administração pública a adquirir vacinas e insumos destinados à luta contra a covid-19, beneficiando diretamente a sua população.

O CRM-DF ainda reforçou que está à disposição para auxiliar na aplicação das doses, oferecendo suas instalações. A Associação Médica de Brasília (AMBr) também já informou que sua sede pode ser utilizada como ponto de apoio para a vacinação.