CRM-DF realiza XLIX Curso de Ética Médica

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) promove neste mês de maio, o XLIX Curso de Ética Médica, realizado para os médicos residentes do DF. Cerca de 230 médicos estão inscritos no curso que ocorre todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 20h, no auditório da Escs, na Asa Norte.

A abertura ocorreu na última quinta-feira (4), e contou com a participação da secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Rosana Leite Melo, do promotor da Pró-vida, Maurício Miranda, do presidente do CRM-DF, Jairo Martinez Zapata, o primeiro secretário do CRM-DF, Luiz Fernando Galvão Salinas e da conselheira, Martha Helena Pimentel Zappalá Borges. Na ocasião, o Dr. Luiz Salinas, ministrou uma aula sobre “Erro Médico”, na visão do Conselho, e o promotor da Pró-Vida, Maurício Miranda, discursou sobre o mesmo tema, porém na visão da Justiça.

Segundo o presidente do CRM-DF, Jairo Martinez Zapata, a importância da realização do Curso de Ética Médica para os médicos residentes encontra-se na determinação do CRM-DF em repassar de forma teórico/prática, o conhecimento interpretativo pelos palestrantes, dos tópicos que mais comumente envolvem denúncias à autarquia contra médicos e desta forma, os novos médicos adquirirem um melhor conhecimento do Código de Ética Médica, uma vez que durante a graduação não há adequada divulgação do mesmo.

O curso é obrigatório para que o médico receba o certificado de residência emitido pela Secretaria de Saúde do DF. Os temas abordados durante as aulas serão:Condições de trabalho, Dinâmicas dos Conselhos de Medicina, Desafios Éticos no Início da Carreira, Atestado de Óbito, Médicos Jovens, Divulgações de Assuntos Médicos, Doação e Transplantes de Órgãos, Atestado e Relatório Médico, O Fim da Vida e Segredo M&eacute ;dico. No último dia, um julgamento simulado será realizado com o objetivo de mostrar na prática, como funciona o processo entre o denunciante, conselho e denunciado, durante um julgamento.