O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) realizou, nesta quarta-feira (19), o 1° Fórum de Marketing e Redes Sociais, no auditório do Conselho Federal de Medicina.
Durante o evento, foram abordados temas como: Impactos Legais da Propaganda Médica; Ética da Publicidade Médica e Comunicação: Conceitos e Desafios, além de oficinas sobre Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

O competente e ético exercício da medicina exige conhecimento técnico e científico, domínio de protocolos, cultivo de uma boa relação médico-paciente e respeito aos limites da propaganda e da publicidade médica. Muitos profissionais ignoram este último ponto e, por vezes, se colocam em situações delicadas de afronta aos critérios estabelecidos em resoluções emanadas pelo Conselho.

Duas delas – as Resoluções CFM nº 1.974/11 e nº 2.126/15 – delineiam claramente o que pode e o que não pode ser feito nessa área, estabelecendo a zona proibida do sensacionalismo, da autopromoção e da concorrência desleal. A leitura dessas normas é recomendada àqueles que pretendem estender o cobertor da ética a todos os espaços da prática médica.

Para o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago Sanchez, é fundamental para os médicos ter conhecimento sobre as normas de publicidade médica e as implicações jurídicas das progragandas irregulares em redes sociais. Já a conselheira Distrital e Federal, Rosylane Rocha, acredita que a excelência da técnica e do atendimento ao paciente são marcas da melhor publicidade.

Cada conselho regional do país possuí uma Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) que orienta os profissionais quanto à divulgação de matérias que eventualmente os envolvam, evitando a autopromoção ou a exposição de seus pacientes. Qualquer dúvida ou orientação pode ser soliciada pelo e-mail: secretaria@crmdf.org.br ou através do telefone: 3322-0001.