O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) participou, na manhã desta quarta-feira (18), no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, de sessão solene em comemoração ao Dia do Médico.

O presidente do CRM-DF, Jairo Martínez Zapata, esteve na mesa do evento que homenageou todos os profissionais pelo seu dia. O dia 18 de outubro foi escolhido como o “Dia dos Médicos” por ser consagrado, pela Igreja, a São Lucas. O santo foi citado por vários parlamentares durante os discursos. Como se sabe, São Lucas é um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Segundo a tradição, ele era médico, além de pintor, músico e historiador, e teria estudado medicina em Antioquia.

Durante a sessão solene também foi lançada a Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), que reúne mais de 200 deputados e senadores na defesa da medicina. O promovedor e presidente da Frente, deputado federal Mandetta (DEM/MS), acredita que questões como o crescimento desordenado dos cursos de medicina no país, a criação da carreira federal do médico, os investimentos em saúde pública e todos os demais gargalos do setor serão tratados de forma apropriada após o lançamento desse trabalho.