Durante a solenidade, também foi comemorado o Dia do Médico (18/10)

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) comemorou o Dia do Médico com uma homenagem aos profissionais que completaram 50 anos de exercício da medicina sem qualquer sanção ética. A sessão solene ocorreu no dia 18 de outubro, no Centro de Atividades Culturais e Científicas (CACC) da Associação Médica de Brasília (AMBr).

Mais de 60 médicos foram homenageados no evento. A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo vice-presidente da AMBr, Dr. Ognev Cosac; Dr. Sérgio Tamura, conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Jairo Martínez Zapata, presidente do CRM-DF; Dr. Leonardo Esteves Lima, vice-presidente da Academia de Medicina de Brasília (AMeB) e o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg Fialho.

Dr. Jairo comentou a honra do CRM-DF homenagear pessoas tão dedicadas à medicina e ao meio acadêmico. “Vocês ensinaram muita gente e se dedicaram de corpo e alma aos pacientes, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas. Por causa de pessoas como vocês, a nossa profissão é considerada uma das mais confiáveis pela população. Parabéns!”, discursou o presidente do CRM-DF.

O representante do CFM, Sérgio Tamura, parabenizou a todos e relatou que a maioria dos homenageados fez parte da vida dele. “é uma honra estar aqui no meio de pessoas tão conhecidas. Agradeço o convite e parabenizo cada um de vocês”, disse.

Para o Dr. Ognev Cosac, essa homenagem traz um simbolismo forte como uma medalha no peito dos médicos. “É com muito orgulho e alegria representar a AMBr nesta homenagem. Nunca se dedicou tanta honestidade e ética. Esses são exemplos que nunca perdem seu valor. Parabéns, mestres”, desejou.

O Dr. Leonardo Esteves Lima relatou que comentou que poucos médicos chegarão a essa data tão importante. “É uma honra participar de uma homenagem a pessoas que doaram suas vidas para a medicina de Brasília. Precisamos guardar a memória da medicina num museu para que nossos familiares possam ver toda a nossa história”, comentou Leonardo.

O presidente do SindMédico, Dr. Gutemberg Fialho, finalizou dizendo que estava emocionado e honrado em participar de um evento com tantos colegas e preceptores. Ele parabenizou os médicos e agradeceu o convite para o evento.

Após a abertura os médicos receberam um diploma ético entregue pelo presidente do CRM-DF, Jairo Martínez Zapata, juntamente com os conselheiros da autarquia. Para fechar o evento, o médico homenageado, Etelvino de Souza Trindade, discursou para os colegas de classe. O médico agradeceu a honra de representar a turma e relatou que estava emocionado em ver tantos colegas que não encontrava há tempos.