Médicos que completaram 50 anos de exercício profissional sem sanção ética foram homenageados nesta segunda-feira (12), pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Médico que ocorreu no dia 18 de outubro.

Na oportunidade, os médicos receberam um diploma pelo desempenho prestado à população do DF. Instituída pela Resolução do CRM-DF N° 186, no dia 8 de fevereiro de 2001, a homenagem foi criada com objetivo de dar conhecimento público dos exemplos dignificantes do exercício profissional de médico aos profissionais que completaram 50 anos interruptos do exercício da medicina sem qualquer sanção ética profissional.

O presidente do CRM-DF, Farid Buitrag, parabenizou os médicos presentes e destacou que todos são exemplos por atuar com ética e postura irretocável em um país que apresenta grandes obstáculos no desempenho do exercício da medicina. “Apesar de enfrentar condições adversas para exercer a profissão, vocês fazem parte de um valente grupo de médicos que ajudaram a construir a medicina do DF. A contribuição de cada um foi fundamental para a construção de uma medicina de qualidade. Tenho a honra e a satisfação de parabenizar esse grupo que é exemplo vivo de comportamento e postura”, comentou.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares, a atuação dos médicos tem sido afetada por circunstâncias exteriores com a problemática governabilidade criando efeitos graves em sua atividade, como por exemplo, a carência de leitos de internação em Unidades de Terapia Intensiva e a fragilidade estrutural dos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) do país. “Temos esperança de mudar esse cenário. Há um sentimento global de frustração entre os profissionais de medicina. A percepção geral é que os médicos estão sendo privados de tratar e cuidar de seus pacientes. Em nosso País ainda nos guiamos por esperanças neste cenário, tendo em vista que segundo as pesquisas, o brasileiro deposita maior confiança nos médicos entre as profissões existentes do país. Por isso, digo que esses homenageados são exemplos do compromisso e dedicação reconhecida pelo povo brasileiro”, explica.

O médico, Ognev Meireles Cosac, presidente da Associação Médica de Brasília (AMBR) parabenizou os médicos e desejou muita saúde a todos para que chegar aos 60 anos de profissão. O presidente do Sindmédico, Gutenberg Fialho da Costa, e a diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), exaltaram o compromisso, respeito e ética dos médicos com os pacientes. Ambos acreditam que os jovens precisam se espelhar em profissionais que atuam com zelo responsabilidade e compromisso com a vida.