Vistoria vai verificar se as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal estão sendo seguidas corretamente

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal deu início nesta quarta-feira (20), a uma série de fiscalizações nas 15 unidades de saúde da rede pública, responsáveis pela vacinação contra a Covid-19. A vistoria tem como objetivo verificar se as orientações do Ministério da Saúde e o protocolo de vacinação, criado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, está sendo seguido corretamente.

O primeiro hospital visitado pelo Departamento de Fiscalização do CRM-DF foi o Instituto Hospital de Base. Na oportunidade, foi conferido o turno de funcionamento da sala de vacinação, a equipe destinada a aplicação da vacina, se o público alvo atendido está correto, a conservação da vacina, se há notificação de eventos adversos, controle de estoque, insumos para aplicação, expectativa do número de vacinados, entre outras observações importantes. As fiscalizações vão ocorrer no decorrer da semana, em todas as unidades de saúde do DF que esteja aplicando a vacina contra a Covid-19.

“A vacinação no Distrito Federal começou e isso trouxe esperança contra essa doença que tem ceifado muitas vidas. Paralelo ao início da vacinação, o CRM-DF estará fiscalizando cada uma dessas unidades. Queremos verificar que se todas as normas estão sendo cumpridas, principalmente o armazenamento dos imunobiológicos que são tão importantes neste momento. Os insumos como seringas, por exemplo, também são muito importantes. Estaremos atentos para que não falte nada e a vacinação não seja suspensa”, explicou o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago.

Um relatório com todas as informações das fiscalizações será realizado após cada vistoria. Caso sejam encontrados possíveis descumprimentos dos protocolos, a SES-DF será notificada pelo CRM-DF para que tome todas as providências cabíveis o quanto antes, para que tudo esteja de acordo até a segunda etapa da imunização.