Novos médicos receberam o documento profissional digital e um Código de Ética Médica

Sempre foi um sonho de criança ser médica, relatou Juliana Herenio, a mais nova médica do Distrito Federal. Depois de fazer três anos de cursinho e passar no vestibular para medicina, a jovem de 26 anos, comemorou no dia 31 de janeiro, a conclusão do curso durante a Colação de Grau da XXV Turma de Medicina da Uniceplac, na Hípica Hall.

“Estou realizando um sonho de uma vida inteira. Sempre gostei da área da saúde, nunca me identifiquei com mais nada. Sou do Maranhão, mas escolhi atuar em Brasília porque é um lugar bom para morar e com boas oportunidades de serviços”, disse a Dra. Juliana.

Já o médico Rodrigo Ciguenza Saquicela, criado pelo pai médico e a mãe enfermeira, decidiu seguir a carreira depois de assistir a atuação dos pais no mercado de trabalho. “Pode parecer clichê, mas me encantava vê-los ajudando as pessoas, então decidi fazer o mesmo”. O jovem brasiliense resolveu atuar medicina no DF e pretende se dedicar bastante à carreira. “Depois de seis anos estou me formando, é muita emoção. Eu sei que é o começo de uma nova etapa e temos que comemorar com a família essa conquista. É um curso de muita dedicação e a retribuição de poder ajudar o próximo será gratificante”, concluiu o Dr. Rodrigo.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito (CRM-DF), Farid Buitrago Sànchez, participou da solenidade e entregou aos graduados, a carteira profissional digital de médico e um Código de Ética Médica. “A colação de grau representa um divisor de águas – onde se encerra a graduação e inicia-se a vida profissional. Adquirir conteúdo médico é trabalhoso e precisa ser feito com ética e dedicação. Desejo sucesso a cada um de vocês, anseio, profundamente, que a prudência, a aptidão e a ética estejam presentes em cada ato que praticarem. Dessa forma, vocês conquistarão uma carreira consolidada e de sucesso”, discursou Farid. Ao final da colação, os formandos homenagearam o presidente do CRM-DF com uma placa.

Nesta terça-feira (5), foi à vez dos formandos da II Turma do Curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) receberem as carteiras digitais de médico durante a solenidade de Colação de Grau. Os 43 novos formandos foram homenageados pelos professores, familiares, o reitor da universidade e o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago.

“Muita emoção de formar hoje! Eu estava contando no calendário a espera por este dia”, comentou a nova médica Thayse Lassance de Souza. Na segunda formação, a também psicóloga, trabalhava em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se apaixonou pela medicina e resolveu fazer o curso no Uniceub. “Somos a segunda turma de medicina que conclui o curso no Uniceub, gostamos muito da nossa formação na universidade. Todos estavam sempre abertos as nossas sugestões”, disse Thayse.

No dia 14 de fevereiros, o CRM-DF vai participar da Colação de Grau dos formandos de medicina da Universidade de Brasília (UnB).