Preocupado com as condições de trabalho oferecidas aos médicos durante o combate à Covid-19, o CRM-DF lançou na noite desta terça-feira (19) uma pesquisa no site da autarquia para notificar os médicos que já foram ou estão contaminados pelo novo coronavírus (SARS CoV-2). A análise também tem como objetivo saber o fluxo da distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Para participar, os médicos infectados com vírus devem preencher o formulário neste link.

A falta desses equipamentos, medicamentos, material de higienização e recursos humanos estão entre os principais problemas enfrentados pelos profissionais que trabalham nas unidades de saúde do Distrito Federal.

As informações fazem parte de um levantamento feito após o lançamento de uma plataforma online exclusiva aos médicos com inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Desde o lançamento da ferramenta, entre 30 de março e 6 de maio, 65 médicos denunciaram através da plataforma, durante o período analisado. Os maiores números de denúncias ocorreram no Plano Piloto- 25, seguido pelo Gama- 11, Paranoá- 10 e Taguatinga-6. A plataforma encontra-se disponível no site do CRM-DF.

Confira no quadro abaixo a lista de cidades segundo UF das instituições denunciadas:

DISTRITO FEDERAL

Taguatinga

9,2

100,0

Atualmente, pelo menos 511 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram diagnosticados com Covid-19 nesta terça-feira (19), segundo os dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

O CRM-DF reforça aos médicos que relatem a falta do Equipamentos de Proteção Individual em seu local de trabalho. Com mais esse passo na luta contra a Covid-19, não só os médicos serão beneficiados, mas também os demais profissionais das unidades, os pacientes e a sociedade em geral.