Denúncia Pública

Após receber denúncias de médicos que atuam no Instituto Hospital de Base (HBDF/IGES) sobre o gravíssimo déficit de materiais básicos e o impacto na assistência e na segurança dos pacientes, associado a elevação de exposição ao risco dos trabalhadores por falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) vem por meio desta nota fazer uma denúncia pública de falta de condições de trabalho aos profissionais de saúde.

Os profissionais revelaram na unidade de saúde, o desabastecimento de medicamentos básicos, como por exemplo, Furosemina VO, Bactrim EV e Suspensão, Sinvastativa 40mg, Soro Glicose 10% 500ml e 250ml, Omeprazol, Prednisona de 20mg, entre outros medicamentos necessários para o atendimento diário do hospital, além da falta debloqueadores neuromuscular e de sedação para o “kit intubação”.

Na denúncia os médicos também relataram a falta déficit de pessoal para coleta de exames laboratoriais, estoque zerado de cateter, próteses e de materiais básicos para a realização de cirurgia como as luvas, fios, fita cardíaca, entre outros. Também há relatos que o tomógrafo e espirômetro estão quebrados.

O CRM-DF mostra preocupação com a situação relatada pelos profissionais. É inadmissível o déficit de materiais, insumos e medicamentos no Instituto Hospital de Base (HBDF/IGES) e  a falta de EPIs para os profissionais de saúde que estão no enfretamento contra a Covid-19. O Conselho solicitaà Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)  que sejam tomadas as providências cabíveis, o mais rápido possível, para que todos os profissionais recebam condições básicas necessárias de trabalho e possam atender os pacientes com qualidade e dignidade.