Cerca de 30% dos profissionais ativos ainda não receberam a imunização contra a covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) solicitou à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) que seja concluída a vacinação dos profissionais de saúde.

Nesta quinta-feira (29), o Conselho enviou um ofício ao secretário de saúde do DF Osnei Okumoto, com o pedido de que a imunização seja priorizada aos médicos, considerando que ainda falta imunizar mais de 30% dos profissionais ativos Distrito Federal.

A classe médica é considerada pelo Ministério da Saúde e pela SES-DF como grupo prioritário na vacinação, por estarem atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. Porém, um número significativo de profissionais ainda não foi contemplado com a imunização contra a Covid-19.

“A autarquia reforça urgência na abertura de novas vagas de vacinação para os médicos, com objetivo de efetivar a conclusão deste grupo profissional que continua sendo prioritário e fundamental no enfrentamento da pandemia”, comenta o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago.

Para Farid, os profissionais de saúde precisam ser priorizados, pois estão expostos ao vírus diariamente. “Há mais de um ano, os profissionais de saúde estão na luta para salvar vidas contra esse vírus, eles são essenciais no combate a covid-19 e devem ser vacinados, sem exceção, para poder cuidar deles e de toda a população”, concluiu o presidente do CRM-DF.

O Conselho também informou no ofício que tem recebido reclamações dos médicos em relação ao site do agendamento das vacinas, com queixas de pouca oferta de vagas e dificuldade de acesso em cada uma das etapas.