Evento é realizado duas vezes ao ano para médicos residentes da SES-DF

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) concluiu nesta quarta-feira (27), o 50° Curso de Ética Médica com a realização de um julgamento simulado. O evento é realizado para médicos residentes da secretaria de saúde do DF.

Na oportunidade, foram designados 12 médicos para participar da simulação. Eles fizeram papel de “conselheiros votantes”, onde deram a sua opinião sobre o caso apresentado e votaram se o resultado do julgamento deveria ser público ou privado. O objetivo da apresentação era de mostrar aos residentes como funciona o processo entre o denunciante, conselho e denunciado durante um julgamento.

O Conselho promove o Curso de Ética anualmente, sempre nos meses de maio e setembro. Ele é pré-requisito para o recebimento do certificado de conclusão da residência médica.

As palestras foram ministradas por conselheiros do Conselho Federal de Medicina (CFM), do CRM-DF e de grandes nomes da medicina e do direito. Temas como: Residência Médica no Brasil, Dinâmica dos Conselhos de Medicina, Relação Médico Paciente, Publicidade Médica, SVO e Atestado de Óbito, Erro Médico, Responsabilidade Civil do Médico, O Fim da Vida, Redes Sociais, Condições de Trabalho, Atestado e Relatório Médico, Sigilo Médico e Prontuário, foram apresentados para os residentes durante o curso.

Na abertura do evento que ocorreu no dia 4 de setembro, o primeiro secretario e conselheiro do CRM-DF, Luiz Fernando Galvão Salinas, foi homenageado pela participação e criação do Curso de Ética Médica que foi iniciado em 1989. Na época, era realizado apenas uma vez por ano.