Crise na Saúde Pública do DF é debatida em audiência pública

Conselho Regional de Medicina do DF esteve presente no encontro

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, juntamente com o conselheiro Dr. Jairo Martínez Zapata, o coordenador da corregedoria do CRM-DF, Dr.Sergio Zerbini Borges, e o assessor jurídico, Dr. Marco Antônio Medeiros e Silva, participaram na tarde desta quinta-feira (25), de audiência pública realizada na Plenária I, da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, organizada pelo deputado Ronaldo Fonseca. O tema tratado foi à Crise da Saúde Pública no DF.

A comissão do CRM-DF participou da audiência e acompanhou a discussão dos conflitos enfrentados na Rede Pública de Saúde do DF. Os problemas têm sido debatidos constantemente nas plenárias da autarquia e nos encontros mensais através do presidente do Conselho Federal de Medicina do DF, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima e os demais presidentes dos conselhos regionais de todo o país. A presidente Martha Helena também levou a problemática ao governador do DF, Rodrigo Rolemberg, com o qual já teve duas reuniões para tratar sobre o assunto, onde ressaltou as preocupações do Conselho Regional de Medicina do DF com a crise atual.

O encontro teve origem após requerimento apresentado pelo deputado federal Ronaldo Fonseca a fim de iniciar um processo de retomada de bons serviços à população da capital federal. Além do CRM-DF, também estiveram presentes no debate o secretário de Saúde do DF – João Batista de Souza, o promotor Prosus Jairo Bisol, presidente do SindSaúde – Marli Rodrigues e a representante do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Lucilene Úrsula.

“A Comissão de Constituição e Justiça, em sua área de competência nesta casa, deve zelar pelo cumprimento dos preceitos da Constituição Federal. O art. 196 da Carta Magna assegura o acesso universal à saúde como dever do Estado” – defendeu o Deputado Ronaldo Fonseca.

Durante a audiência pública, os principais temas enfatizados foram à falta de insumos, medicamentos, leitos de UTI fechados, falta de profissionais e déficit financeiro.

Na oportunidade, a questão orçamentária da saúde também foi debatida por todos os convidados. O promotor Prosus Jairo Bisol chegou a destacar que a falta de orçamento do Governo do Distrito Federal tem comprometido seriamente toda Rede de Saúde do DF.

audiencia