Decisão foi tomada após a SES-DF, contratar novos profissionais de saúde e ter realizado melhorias na estrutura física na unidade

Após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal ter implementado melhorias físicas e ter realizado a contratação de novos profissionais de saúde para atender a emergência do Hospital Regional do Gama, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) decidiu não interditar o pronto-socorro da Unidade de Saúde.

A decisão foi tomada depois uma nova vistoria realizada pelo Departamento de Fiscalização do Conselho, na última segunda-feira (9), quando foram verificadas pequenas melhorias tais como o avanço na obra no Setor de Emergência da Unidade de Saúde e a contratação de novos médicos para o setor. O hospital estava sob Indicativo de Interdição Ética do Pronto Socorro desde de fevereiro deste ano e recebeu 60 dias de prazo para realizar as melhorias necessárias.

“A decisão de não interditar o local também foi tomada pensando na população, para que ela não fique desassistida. Estamos passando por um surto de dengue e um aumento do número de casos de doenças respiratórias, devido a mudança de clima”, informou a presidente do CRM-DF, Marcela Montandon.

Segundo a presidente do CRM-DF, apesar das melhorias realizadas pela SES-DF no Pronto-Socorro do HRG, o Conselho monitorará, com fiscalizações rotineiras, a Unidade de Saúde e cobrará a contratação de novos profissionais. “Caso não tenha melhoria no quadro de recurso humanos do hospital nos próximos meses, o Conselho pode voltar com o Indicativo de Interdição Ética”, explicou.

Na tarde desta quarta-feira (11), a presidente se reuniu com o secretário de saúde do DF, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, para discutir sobre a situação do Hospital Regional do Gama.

Na ocasião, o secretário de saúde do DF, frisou que há ininterrupta contratação e manutenção de profissionais e enfatizou que a Pasta tem atuado para aumentar os salários de servidores temporários, o que impactaria em maior tempo de permanência desses profissionais, que costumam solicitar desligamento antes do fim do contrato.

“O governador tem nos permitido buscar recursos humanos. Agora, vamos lutar para melhorar os salários dos médicos temporários para que a gente possa ter mais facilidade na captação. Certamente o Hospital Regional do Gama será beneficiado”, afirmou.

Para suprir a atual demanda de médicos no Hospital Regional do Gama e das demais unidades, a Secretaria realizou concursos para contratação de profissionais temporários. De 17 profissionais selecionados para a unidade, nove optaram por assumir os cargos.