O Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu uma reunião, em 13 de agosto, com o Conselho Pleno Nacional, órgão composto por representantes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina de todo o país, para decidir sobre o reajuste do valor da anuidade que será paga pelos médicos no próximo ano.

Após a votação, foi aprovado o reajuste de 9% sobre o valor atual, que é de R$422,00. Contudo, a anuidade passará para R$ 460,00, que poderá ser paga até 31 de março de 2010. A Resolução do CFM, de número 1928/2009, que trata sobre os novos valores foi publicada no último dia 18.

A pauta da reunião junto ao Conselho Pleno Nacional não se resumiu apenas a essas medidas. Foi discutida também a situação do Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM), que após análises e votações, foi decidido que a regional mencionada não sofrerá intervenção pelo CFM.

Alexandre Castillo, presidente do CRMDF e membro do Pleno Nacional, considera essas reuniões fundamentais para que a medicina siga um caminho justo e ético, para ele é importante que sempre haja debates junto aos membros de cada Conselho Regional de Medicina do Brasil.
Castillo defende ainda que “as decisões do Conselho Pleno Nacional visam respeitar as necessidades e a realidade de todos os Estados de nossa Federação. Com isso, a democracia tende a acompanhar o progresso da medicina em nosso país”.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CRMDF