O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) recebeu nesta quarta-feira (28), a Comissão de Ética do SAMU. Durante o encontro, as integrantes tiraram dúvidas sobre a atuação e o funcionamento da Comissão, e solicitaram que uma palestra sobre o tema fosse realizada aos médicos que atuam em todo o SAMU.

Cabe à Comissão de Ética Médica fiscalizar o exercício da atividade médica na instituição a qual se encontra vinculada, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão; instaurar procedimentos preliminares internos mediante denúncia formal ou de ofício; colaborar com o Conselho Regional de Medicina na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica; atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da instituição onde funciona quanto às normas legais que disciplinam o seu comportamento ético; orientar o paciente da instituição de saúde sobre questões referentes à Ética Médica; atuar de forma efetiva no combate ao exercício ilegal da medicina; e promover debates sobre temas da ética médica, inserindo-os na atividade regular do corpo clínico da instituição de saúde.

O CRM-DF tem como objetivo se aproximar dos médicos e ajudá-los em suas ações no dia a dia e a melhorar as condições de trabalho dos profissionais que lidam com a saúde da população.