A eleição teve duração de dois dias, mais de 12.529 médicos participaram da votação para o pleito
Foi concluída nesta terça-feira (15), a eleição do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF). Com 30,51% dos votos, a Chapa 4 – Movimento: ciência, ética e dignidade foi a vencedora.
No DF, mais de 12.529 médicos participaram do pleito, que foi realizado pela primeira vez totalmente online. Quatro chapas concorreram para a eleição do Conselho.
A posse dos novos conselheiros se dará no dia 1º de outubro de 2023, com mandato de cinco anos, conforme determinação da Resolução 2.315/22.
Outras chapas também concorreram para a eleição do CRM-DF. A Chapa 1 — Pode contar comigo — recebeu 3.504 votos, equivalente a 30,25%. A Chapa 2 — Pela Medicina e Médicos do DF — recebeu 13,23% e a Chapa 3 — CRM Pra Você — ficou com 26,01%.
Para o presidente da Comissão Regional Eleitoral (CRE) Dr. José Wilson do Bomfim Lopes, a eleição digital demonstrou uma grande evolução para a população e os colegas médicos. “Tivemos em Brasília um percentual de médicos participantes superior a 80% do colégio eleitoral, ou seja, um grande número de votantes. Agradeço imensamente a Comissão Nacional Eleitoral pelo trabalho prestado e por ter sido indicado pelos colegas como presidente da Comissão Regional que serve de estímulo para os próximos. A chance de atuar em parceria com os colegas médicos da Comissão, juntamente com os colaboradores do CRM-DF, que se dedicaram integralmente para que a eleição fosse um sucesso, foi extraordinária”, disse Bomfim.
No Brasil, mais de 77,66% dos médicos participaram das eleições. Segundo o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Dr. La Hore Corrêa Rodrigues, o grande número mostra que houve aprovação no programa eleitoral pela internet. “Em 2018, apenas 53% dos médicos brasileiros votaram. O novo número mostra que temos sinônimo de aprovação pelo Programa Eleitoral pela internet, visto que essa maioria já comprova a facilidade, a exequibilidade, a segurança e a simplicidade do novo método”, concluiu.
Justificativa de voto
O médico que não pode votar por causa justificada ou impedimento terá até o dia 15 de outubro para justificar a ausência ou impedimento. A justificativa deve ser feita pelo site Eleições CRM-DF 2023 (eleicoescrms.org.br). Caso contrário, será aplicada multa eleitoral no valor de R$ 89,00 (oitenta e dois reais), conforme resolução n° 2317/2022.