A Caixa Econômica Federal (CEF) emitirá certificados digitais a médicos por um preço bastante competitivo se considerados os valores praticados pelo mercado. Um termo de cooperação assinado nesta terça-feira (3) entre os representantes da Caixa e do Conselho Federal de Medicina (CFM) consolidou a parceria.

O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, destacou que “o CFM é a primeira corporação da área da saúde a aderir à tecnologia de certificação digital e já convidamos outros profissionais como enfermeiros, psicólogos e odontólogos a entrar nessa caminhada conosco”, disse.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações relacionadas a implantação do chamado CRM digital no Brasil. Médicos do Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Santa Catarina estão sendo os primeiros a receber a carteira digital – em policarbonato (material similar ao de cartões de crédito), confeccionado pela Casa da Moeda do Brasil, com um chip que poderá ser ativado para certificação digital.

Os interessados em adquirir um certificado digital no padrão ICP-Brasil contam agora com esta parceria. A certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) é cada vez mais usada como ferramenta exclusiva para acessar, enviar e receber dados. O motivo, além da segurança e praticidade propiciadas pela tecnologia, está na legalidade conferida às transações eletrônicas realizadas com a certificação digital ICP-Brasil.

O vice-presidente de Logística da Caixa, Paulo Roberto dos Santos, classificou o CFM como uma entidade vanguardista ao oferecer aos médicos acesso a tecnologias que permitam a elaboração e armazenamento de documentos eletrônicos na área de saúde. “Nós sabemos que o CFM tem essa posição vanguardista e isso não é de hoje. Nosso relacionamento é antigo e consolidado e, com a assinatura do termo, estamos empenhados em realizar esse objetivo comum que visa trazer segurança aos relacionamentos jurídicos dos médicos”, aponta Santos.

Compareceram à cerimônia outros representantes da Caixa – como a superintendente Bernadete Maria Pinheiro Coury e o gerente regional Marcelo Ferreira  – e os conselheiros federais Frederico Henrique de Melo, Gerson Zafalon Martins e Henrique Batista e Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CFM

Fotos: Thiago Brandão