Mediante os protestos nacionais contra a importação de médicos sem revalidação, a sociedade brasileira ganhou um novo canal de denúncias e informações sobre o funcionamento da rede pública de saúde. No último dia 03, foi para o ar a página www.sossaude.org.br, que servirá de espaço para compartilhar relatos de usuários e profissionais do sistema público de saúde.

Através da página, experiências serão postadas por meio de textos, fotos e vídeos no link “envie seu depoimento”, que levará o internauta para a página SOS SUS do facebook. O perfil já traz várias histórias, como a de uma médica do sistema municipal de saúde de São Paulo que recebe o salário líquido de R$ 1.644 por uma jornada semanal de 24 horas; e a de outro médico que mostra fotos da Unidade Básica de Saúde onde atua, na cidade fluminense de Itaipuaçu-Maricá, com mofo e infiltrações nas paredes.

O canal está aberto para que todas as manifestações sejam postadas. Médicos, acadêmicos e a sociedade em geral protestam contra o baixo investimento do governo brasileiro na saúde pública, a importação de médicos estrangeiros sem revalidação de diplomas e a adoção de medidas que permitam o exercício da medicina e a qualificação da assistência,

A página www.sossaude.org.brtem o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB), da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

Assessoria de imprensa do CFM

imprensa@portalmedico.org.br