A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho recebeu uma visita do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) na tarde desta segunda-feira (06).

Os fiscais verificaram que o atendimento dos casos suspeitos ou confirmados de coronavírus na UPA Sobradinho é realizado numa tenda anexa a unidade. O local é chamado de Posto de Atendimento Rápido e funciona 24horas. No entanto, o fluxo de triagem precisa ser melhorado, haja vista que os pacientes suspeitos adentram à UPA para estratificação e abertura da GAE, antes de serem direcionados à tenda.

O plano de enfrentamento à pandemia foi implementado na unidade de saúde e tem seguido os fluxogramas e protocolos do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

( IGESDF) e SESDF. A UPA realiza exames laboratoriais de urgência e radiografia, tendo o HRS como suporte para realização de tomografia computadorizada e outros exames. Os pacientes que necessitam de internação em enfermaria ou UTI são incluídos na central de regulação da SES-DF.

Também foi verificado durante a fiscalização, que não tem ocorrido falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e material de higienização no local. Desde o início da pandemia, 30 funcionários foram confirmados e afastados, de um total de 247. A Gerência da UPA considera baixa esta incidência entre os servidores, e atribui este resultado, principalmente, ao programa de educação continuada e ao treinamento ofertados. A testagem periódica da equipe tem sido realizada, com testes sorológicos e/ou moleculares.

Os servidores da UPA informaram que há previsão de disponibilização, nas próximas semanas, de 20 leitos de terapia intensiva na Unidade, terceirizados, por meio de contrato do IGESDF com a empresa denominada Instituto Med Aid Saúde (IMAS), e que serão exclusivos para pacientes portadores de Covid-19.