Projeto aprimorará o CRM-DF no atendimento e o apoio a classe médica e a população do Distrito Federal

Na tarde desta quinta-feira (7), a empresa AD&M Consultoria Empresarial, responsável pelo Planejamento Estratégico do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), apresentou a conclusão de mais uma etapa do projeto, baseado em estudos realizados em cada um dos setores da autarquia.

O Planejamento Estratégico se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado. Isso se faz analisando cenários, definindo metas e ações que permitirão chegar onde se deseja. “O Planejamento Estratégico será o nosso norteador para aprimorar o atendimento e o apoio a classe médica e a população do Distrito Federal”, disse a presidente do CRM-DF, Marcela Montandon.

A equipe passou cerca de seis meses avaliando os setores para fazer um redesenho dos processos internos com o desígnio de aprimorar o fluxograma dos serviços. No projeto, foram apontadas alguns progressos que deverão ser colocados em pratica com o Planejamento Estratégico como, por exemplo, a  organização dos trâmites entre os setores, otimização dos serviços, fluxos internos e diretos, organizações de documentos, comunicação mais próxima do médico, fragmentação de sistemas, otimização dos processos, evitar retrabalho, definir prazos, indicadores, execução bem desenvolvida, padronização na comunicação interna e externa, acompanhamento mais ágil dos dados antigos e novos, digitalização do documentos, entre outros. Após a implementação do redesenho, as dificuldades e melhorias serão acompanhadas pela equipe.

Os integrantes da empresa AD&M Consultoria Empresarial, uma Empresa Júnior (EJ) do curso de Administração da Universidade de Brasília (UnB), comentaram sobre as dificuldades e os benefícios encontrados durante implementação do Planejamento Estratégico no CRM-DF. Para a Laura Kubo, o benefício da execução do projeto foi a possibilidade de melhorar a realização dos processos presentes no CRM-DF, visando ajudar os colaboradores de todos os departamentos na rotina de trabalho. Já o desafio principal, foi a etapa de coleta de informações. “Tivemos que refazer toda a coleta para conseguirmos formalizar todos os dados necessários para a execução dos redesenhos”, disse.

De acordo com a Isabela Alcantara, outra integrante da empresa, a possibilidade de fazer parte de um plano que vai impactar positivamente o cotidiano dos colaboradores do CRM-DF é gratificante.  Para ela, os principais desafios encontrados foram a coleta de informações referentes à realização dos processos e a conciliação de demandas com a Universidade.

Já Fernanda Reis informou que para ela, os maiores benefícios foram os conhecimentos específicos adquiridos e a oportunidade de trabalhar com uma organização tão grande e importante como o CRM-DF, e saber o impacto do meu trabalho na sociedade.  “Os desafios se relacionaram a dimensão e responsabilidade para com o projeto, além da coleta de informações que teve de ser revisada, uma vez que era preciso pegar o máximo de dados confiáveis possíveis para realizarem trabalho que traga resultados efetivos e possa ser aplicado na realidade do Conselho”, comentou.

Bernardo Dantas completou os comentários com a informação de o principal aprendizado com o projeto foi o conhecimento específico de administração e, também, a realidade do CRM, que foi bem interessante estar por dentro de uma organização tão importante e de tanto impacto social. “Os principais desafios do projeto foram lidar com a dimensão e o impacto das nossas ações para com o conselho, a coleta de informações para a realização do projeto e vir presencialmente, em virtude das demandas da universidade”, concluiu.