O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) demonstra preocupação com a chegada dos 52 profissionais do Mais Médicos no Distrito Federal e alerta a sociedade sobre o risco do programa, que autoriza pessoas formadas no exterior, sem antes revalidar seus diplomas, atenderem a população.

O edital de chamamento para profissionais foi divulgado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22/5). No documento publicado pelo Ministério da Saúde, o ciclo válido de trabalho é de quatro anos, para formados em instituições nacionais ou estrangeiras.

Sem a revalidação do diploma, não há garantia de que esses profissionais tiveram uma formação adequada para cuidar da saúde da população.

O CRM-DF esclarece a população que profissionais formados no exterior precisam se submeter a rigorosos critérios de avaliação, incluindo exames teóricos e práticos, a fim de assegurar que estão aptos a exercer a medicina, como ocorre em outros países.

Ressaltamos que tais profissionais, sem diploma revalidado, não poderão ser fiscalizados pelo CRM-DF deixando assim, a sociedade ainda mais desprotegida.

Por fim, o Distrito Federal tem a maior taxa de profissionais por mil habitantes no Brasil. São mais de 540 mil em todo o País, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Os médicos necessitam de condições dignas trabalho e segurança para prestar assistência aos pacientes que vivem em locais que sofrem com a baixa estrutura dos serviços de saúde.