Neste Dia Mundial da Saúde, não há como negar: a saúde brasileira está em crise.

E os médicos, que lutam na linha de frente, sofrem diariamente com isso.

Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) revelou que 96% dos médicos entrevistados (um total de 1,6 mil) tiveram suas vidas impactadas pela pandemia.

22,9% deles relataram aumento no nível de estresse. 14,6% sentem medo e pânico. 14,5% reduziram o tempo dedicado à família, lazer e até às refeições. 7,6% afirmam ter um sono de menos qualidade.

É por isso que médicos sofrem cada vez mais com o burnout, o estado de exaustão causado pelo trabalho. Em outra pesquisa, realizada pela empresa PEBMED, de tecnologias para a área da saúde, 79% dos médicos contaram ter sintomas desse problema.

Contudo, médicos, vocês não estão só. O CRM-DF, assim como o CFM e os demais CRMs, também estão na luta para garantir ambientes de trabalho mais dignos e saudáveis.