O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192, por intermédio do Projeto Samuzinho do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), está organizando a 4a Edição do CPR DAY – Dia da Reanimação Cardiopulmonar do Distrito Federal que se realizará no dia 24 de agosto de 2018 (Aniversário do SAMU), no Clube da Saúde SIA/Guará – ao lado do Parque de apoio da Secretaria de Saúde – Entrada da CAESB pela EPTG. O público-alvo está estimado em aproximadamente 1200 inscritos, dentre os quais: estudantes de instituições de ensino público e privada, acadêmicos e profissionais de saúde que atuam em urgências e emergências.

Evento: Workshop de Multiplicadores do Dia da Reanimação Cardiopulmonar CPR DAY – 2018.

No Brasil, morrem, por dia, cerca de 720 pessoas vítimas de ataques do coração. É uma morte a cada um minuto e meio, sendo a maioria por infarto agudo do miocárdio. Esta é a maior causa de morte na população adulta em nosso país. O SAMU 192 do Distrito Federal atende, em média, 80 ocorrências de parada cardíaca por mês no DF. O SAMU assumiu o desafio desde 2007 de levar informação e treinamentos à acadêmicos, à população leiga, isto é, não-profissionais de saúde por meio do Projeto SAMUZINHO, pois geralmente os leigos são as primeiras pessoas a se depararem com um mal súbito ou um colapso cardiovascular e os acadêmicos serem conhecedores das diretrizes atuais. Medidas simples, como aprender a reconhecer os sinais e sintomas, e principalmente, perceber a proximidade de uma parada cardíaca, pedir ajuda ao serviço de emergência e iniciar as compressões torácicas corretamente podem aumentar até quatro vezes as chances de sobrevivência (SOCESP, 2009; AHA, 2015).