No dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Para chamar atenção para a data, a Organização Mundial da Saúde (OMS), escolheu abordar como tema da campanha desse ano, as doenças cardiovasculares, que matam mais pessoas do que qualquer outra causa de morte em todo o mundo.

O uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo contribuem para aproximadamente 12% de todas as mortes por doenças cardíacas, o tabagismo é a segunda principal causa de doenças cardiovasculares, após a hipertensão arterial.

O Ministério da Saúde e o IBGE ratificam a posição da OMS e afirmam: “As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil”.

Em 2013, 6,1 milhões de pessoas de 18 anos ou mais de idade, tiveram diagnóstico médico de alguma doença do coração. Essas enfermidades ainda são as que geram os maiores custos com relação a internações hospitalares. Entre os anos de 2004 a 2014, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, 29% do total no período.

Com não fumantes, o cenário não é diferente, o fumo passivo causa quase 34.000 mortes precoces por doenças cardíacas coronarianas a cada ano nos Estados Unidos; e a exposição ao tabagismo passivo causa mais de 8.000 mortes por acidente vascular cerebral.

COMO AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES PODEM SER EVITADAS?

•  Controlar a pressão arterial;
  •  Parar de fumar ou não começar;
  •  Evitar respirar a fumaça do tabaco (tabagismo passivo);
  •  Manter os níveis de colesterol adequados;
  • Comer alimentos com baixos teores de gordura e de sal, além de ingerir diariamente frutas e legumes frescos;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Limitar o uso de álcool.

Para celebrar esta data, a Equipe Técnica do Programa de Controle de Tabagismo da GEDANT/SESDF irá realizar um evento em parceria com o SESC, Sociedade de Cardiologia – DF, Sindicato dos Médicos do DF e ONCOVIDA.

Dia 30/05/18,

Local: FEIRA DOS IMPORTADOS,

Hora: De 10 ás 16 horas.

A ação pretende chamar a atençãodo públicocom realização do teste de dependência da nicotina, bioimpedância,  verificação da pressão arterial, medida da circunferência abdominal, orientação nutricional, teste da capacidade respiratória, dosagem de monóxido de carbono e encaminhamentos para as unidades de tratamento de fumantes da rede.

Em parceria com a Equipe do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, faremos a Exposição: “O Controle do Tabaco no Brasil”. 22 banners que fala da trajetória do Programa de Controle de Tabagismo no Brasil ficaram expostos no Palácio da Justiça durante a semana do dia 31/05/18.

Vários eventos foram realizados, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco durante o mês de maio, por meio de palestras e feiras de saúde em escolas, empresas da construção civil, instituições públicas e privadas, e unidades de saúde, sob a orientação e disponibilização de material educativo da Equipe Técnica do Programa de Tabagismo da SES/DF.

A SESDF oferece tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, com apoio comportamental e medicamentoso em 44 unidades de saúde.

Em 2017 foram registrados 2.157 atendimentos dos quais 1.034 pacientes deixaram de fumar, um índice de sucesso de 48%.

A prevalência de fumantes no Distrito Federal é de 10,7 % (Vigitel 2016)

Fonte: Manual de Orientações Dia Mundial Sem Tabaco 2018 – INCA/MS