Nesta segunda-feira (16), o Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM-DF) visitou o Hospital Regional do Gama (HRG), após denúncias de falta de médicos e de “mortes evitáveis”.

Ficou constatado que há um déficit crítico de recursos humanos. Por isso, o Conselho notificou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e, caso esse problema não seja sanado, o HRG poderá ser interditado.

A diligência teve como foco a unidade de pronto socorro de atendimento do hospital. Segundo o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago, a Secretaria de Saúde será notificada e terá um tempo prudencial para sanar as falhas. “Caso essas medidas não sejam implementadas de forma adequada a unidade corre o risco de ser interditada, prejudicando ainda mais a população”, alertou o dirigente.

O HRG enfrenta problemas estruturais. “A principal falha, o principal ponto é a falta de recursos humanos para o atendimento adequado à população. Nesse momento, os profissionais médicos estão com um terço dos profissionais que precisam para atender adequadamente a população. Isso leva a uma sobrecarga de trabalho e a um atendimento deficiente dos pacientes e filas enormes de espera no atendimento”, denunciou Buitrago.

O Conselho vai acompanhar a situação até que os problemas sejam sanados pela Secretária de Saúde do DF.