Nesta quarta-feira (11), a presidente do CRM-DF, Dra. Lívia Vanessa Ribeiro, participou da 1ª Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde na Câmara Legislativa do DF, que discutiu as preocupações com o Decreto nº 46.833/2025. O decreto institui o Comitê Gestor da Saúde no DF e transfere a governança da Secretaria de Saúde para a Secretaria de Economia, medida que tem gerado apreensão entre profissionais da área e representantes da saúde.
No período da tarde, uma nova reunião foi realizada na CLDF, contando com a participação da Secretaria de Saúde, deputados distritais e a Casa Civil. Durante a discussão, foi alcançado um consenso entre os representantes, resultando em uma proposta encaminhada ao governador e por ele acatada. O encaminhamento estabelece que o comitê deixe de ser um órgão deliberativo e passe a ter caráter consultivo, sendo coordenado pela Secretaria de Saúde do DF, com a participação da Secretaria de Economia, da Casa Civil e do Conselho de Saúde do DF.
Houve um avanço importante, e nós seguiremos vigilantes, acompanhando todo o processo e lutando em defesa da categoria médica e por um atendimento digno à população do DF.