CRM Virtual

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal

Acesse agora

O Dia do Médico está chegando, comemorado em 18 de outubro, e com ele vem a oportunidade de homenagear os profissionais que dedicam suas vidas a cuidar do próximo. Ser médico é uma das carreiras mais procuradas e admiradas, marcada pela missão de ajudar, orientar e cuidar das pessoas em seus momentos mais vulneráveis. Quem valoriza o médico, valoriza a vida.

Por trás de cada atendimento, existe um compromisso com a saúde e o bem-estar da população. O médico é o profissional que, com conhecimento e dedicação, atua para salvar vidas, aliviar o sofrimento e promover a qualidade de vida. No entanto, em meio a todos os desafios, os médicos do Distrito Federal encontram poucos motivos para comemorar.

A falta de condições dignas de trabalho tem sido uma realidade recorrente para muitos profissionais. O subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a maior política de inclusão social do país, é um problema que afeta diretamente a qualidade dos serviços prestados à população e impacta o dia a dia dos médicos. Desde a sua criação, o SUS não tem recebido o fortalecimento necessário para crescer e se modernizar; ao contrário, enfrenta contínuas tentativas de desmonte, agravadas pela falta de estrutura e de recursos.

Na rede privada, a situação também preocupa. A precarização do trabalho médico, com sobrecarga de plantões e contratos instáveis, é uma realidade atual que afeta esses profissionais e impacta diretamente ao usuário.

Reconhecer a importância do médico vai além de celebrar uma profissão; é lutar por uma assistência à saúde adequada. Garantir que esses profissionais tenham as ferramentas e o apoio necessário para exercer seu papel é, sem dúvida, uma maneira de cuidar da vida de todos nós.

O CRM-DF reafirma seu compromisso com a valorização do médico e a defesa de condições adequadas para o exercício da profissão com dignidade e excelência. Por isso, lançou a campanha: Cuidar de quem cuida. O profissional médico merece respeito e condições dignas de trabalho!

O objetivo é destacar a importância de respeitar e oferecer condições dignas de trabalho aos profissionais da saúde, reforçando seu papel essencial. Neste momento especial, mais do que nunca, é hora de valorizar e cuidar de quem cuida de você.

Agenda de comemoração ao Dia do Médico:

4 e 5 de outubro: V Congresso de Ética Médica do Distrito Federal e o III Congresso de Ética Médica dos Estudantes de Medicina do DF – Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

18 de outubro: Ato na Câmara Legislativa do Distrito Federal – das 9h às 12h.

30 e 31 de outubro: 180 médicos que completaram 50 anos de exercício profissional sem sanção ética serão homenageados pelo CRM-DF.