Presidente do CRM-DF participa de solenidade em comemoração aos 65 anos do CFM
O Conselho Federal de Medicina (CFM) comemorou nesta quarta-feira (26), 65 anos de existência, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. O evento foi requerido pelo Médico e deputado Hiran Gonçalves. Conselheiros do CFM, deputados, representantes das Entidades Médicas, estudantes estiveram presentes na sessão solene.
A Presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, também compareceu ao evento, acompanhada do conselheiro, Jorge Gomes de Araújo.
Na abertura da solenidade, o Dr. Hiran Gonçalves (PP- RR) falou da importância do CFM na proteção das boas práticas médicas. Que decidiu fazer a sessão para enfatizar a importância do CFM dentro das lutas da classe como o melhor financiamento do SUS e criação da Carreira Médica de Estado. “O conselho nos dá subsidio para que possamos ficar fortes e demonstrar que estamos unidos na saúde pública do Brasil”, comentou Hiran.
Durantes os discursos, os deputados demonstraram preocupação com a gestão de recursos para a saúde pública. Para Simão Sessim (PP-RJ), a gestão correta dos recursos permite fortalecer ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças. Segundo o deputado, o CFM realizou um árduo trabalho nesses 65 anos, juntamente com os Conselhos Regionais de Medicina de todo o país e os 426 mil Médicos que atuam no Brasil.
Lelo Coimbra (PMDB/ES) que é Médico e deputado, disse que a luta das Entidades pela Medicina tem sido muito importante, principalmente na criação da carreira de Médico de Estado para atender as cidades do interior.
Já Waldir Cardoso Presidente da FENAM, comentou sobre a revisão do Código de Ética Médica que contará com a ajuda da população durante o processo de reformulação.
O Presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares, agradeceu todos os Médicos do país, principalmente aos seus conselheiros e representantes dos conselhos regionais de todos os estados que tem sido grandes aliados na luta da melhoria da saúde. Vital comentou que qualquer esfera do poder público não pode ser indiferente a saúde pública.