XI Congresso Brasileiro de Bioética

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Martha Helena Pimentel Zappalá Borges, esteve presente no dia 16 de setembro, na abertura do XI edição do Congresso Brasileiro de Bioética, que ocorreu na cidade de Curitiba, no Paraná.

Na oportunidade, também foi realizado o III Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a III Conferência Internacional sobre Ensino da Ética, promovida pela  International Association for Education in Ethics (IAEE).

O tema central escolhido para o congresso, que terá duração de três dias, foi “Bioética e Desigualdades”. Durante abertura oficial, um dos mais conceituados bioeticistas da atualidade em todo o mundo, o Prof. Jan Helge Solbakk proferiu a conferência. O médico norueguês, teólogo e professor de medicina ética da Universidade de Oslo (Noruega) apresentou o tema “Diminuição das desigualdades no nascer, viver e morrer – desafios para bioética clínica”.

O evento contou com a participação de mais de 60 convidados nacionais e internacionais, entre eles, representantes dos conselhos regionais de medicina de todo o país e do presidente do CFM, Carlos Vital Tavares, que coordenou a mesa de abertura.