Curso de Ética MédicaResidentes participam de XLV curso de Ética Médica

A abertura do XLV curso de Ética Médica oferecido pelo Conselho Regional de Medicina do DF contou com a presença de 150 residentes. O evento ocorreu segunda-feira (4) no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). As aulas serão ministradas todas as segundas e quarta-feira do mês.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, que conferiu uma palestra sobre ações Políticas dos Conselhos de Medicina. Durante a apresentação, o presidente também comentou a importância do papel do médico no processo da cidadania. “O médico tem que realizar o trabalho com humildade e compaixão, principalmente com a dor do próximo. Agindo com cidadania e compromissos vocacionais todos ficarão satisfeitos com a carreira profissional e, assim, construirão um futuro melhor para o país”, relata Carlos Vital.

O outro palestrante da noite, o Dr. Armando José China Bezerra, ministrou uma aula uma sobre a Arte e Medicina. O médico mostrou a relação das grandes obras e o conhecimento das áreas médica. Também serão apresentados durante o curso os seguintes temas: dinâmica do CRM e obrigações dos médicos, responsabilidades dos residentes, condições de trabalho, responsabilidade civil e defesa processual, o fim da vida, atestado de óbito, atestado e boletim médico, erro médico, segredo médico, relação entre médicos, divulgação de assuntos médicos e doação e transplantes de órgãos.

O curso realizado duas vezes por ano, sempre nos meses de maio e setembro, tronou-se uma extensão da formação do médico, pois é pré-requisito para o recebimento do certificado de residência.