O Conselho Regional de Medicina do DF fará vistoria no Hospital Regional do Gama (HRG) na próxima segunda-feira (16/8)

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) recebeu denúncias de condições inadequadas de trabalho e de assistência à população no Hospital Regional do Gama (HRG). Um grupo de médicos e o Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF) denunciaram irregularidades na unidade de saúde.

Segundo o presidente do CRM-DF, Farid Buitrago, o Conselho tem conhecimento, por meio de queixas de profissionais, sobre a existência de condições inadequadas de trabalho, o que gera desassistência dos pacientes que procuram a unidade hospitalar. “Vamos realizar uma nova fiscalização para verificar as condições de trabalho. A interdição ética significa fechamento da unidade para reestruturação e adequação do atendimento à população, mas não queremos chegar nessa medida extrema. Queremos que a Secretaria de Saúde tome providências o mais rápido possível, para evitar passar por uma interdição ética da unidade de saúde, o que prejudicaria ainda mais a população”, explicou.

Recentemente, o CRM-DF realizou uma vistoria no HRG e constatou que faltam recursos humanos no hospital, segundo Buitrago. “Os profissionais que se encontram naquela unidade trabalham sobrecarregados e não dão conta de atender à crescente demanda de pacientes que procuram o hospital. Isso gera problemas assistenciais e, muitas vezes, os pacientes ficam desassistidos”, disse.

Após as denúncias, a Secretaria de Saúde do DF informou em suas Redes Sociais nesta sexta-feira (13), que está prevendo a destinação de 20 médicos emergencistas para reforçar o quadro dos profissionais de saúde do Hospital Regional do Gama. Esses servidores virão de um edital a ser lançado, nos próximos dias visando a contratação de 100 médicos. A contratação já foi autorizada pela Secretaria de Economia do DF. Segundo o superintendente Região de Saúde Sul, Lucimir Pessoa Maia, estão sendo tomadas providências na unidade de saúde.  “Temos adotados medidas contínuas para enfrentar as dificuldades temporárias trazidas pelo momento pandêmico e manter a capacidade de atendimentos. Foram necessárias modificações estruturais e no fluxo assistencial dos pacientes. Na busca para diminuir o tempo de internação no pronto-socorro e de melhoria do giro de leitos, foram migrados 14 leitos para a enfermaria”, informou.

O CRM-DF fará vistoria no Hospital Regional do Gama na próxima segunda-feira (16/8). Se for constatado que o HRG não cumpre os requisitos mínimos necessários ao atendimento adequado aos pacientes, o conselho poderá interditar eticamente a unidade de saúde.

Confira a reportagem que saiu sobre o assunto: https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/apos-denuncias-crm-vai-vistoriar-hrg-e-podera-interditar-hospital