ABRIL VERDE – Segurança e Saúde no Trabalho PDF Imprimir

por Rosylane Rocha, Conselheira do CRM-DF

A data de 28 de abril foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Os gastos estimados com benefícios acidentários no país ultrapassaram R$ 1 bilhão somente no primeiro trimestre de 2018. No Brasil, um acidente de trabalho ocorre a cada 48 segundos e aproximadamente a cada quatro horas uma pessoa morre na mesma circunstância. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente MPT–OIT e, colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho, já há algum tempo. Não encontramos maiores detalhes sobre essa pesquisa e não temos conhecimento sobre variáveis e dados comparativos com os demais países, levando-se em conta, espaço geográfico e número da população trabalhadora, por exemplo.

Há décadas, várias medidas têm sido tomadas em prol da prevenção e promoção à saúde do trabalhador. Ao que pese ainda termos dados do anuário estatístico do INSS que evidenciam elevados percentuais de adoecimento e incapacidades em decorrência do trabalho, há que se admitir que o Brasil também evoluiu com resultados positivos ao longo da história. Para alcançarmos melhores resultados, é necessário pois, o envolvimento de todos os órgãos públicos, privados e da sociedade na implantação de uma cultura de prevenção de acidentes dentro e fora do trabalho e, de uma educação para hábitos de vida saudável.

Em outra vertente, trazemos à reflexão que o homem é o homem e suas circunstâncias (Ortega y Gasset), é integral, é biopsicossocial e, não se pode atribuir ao trabalho todos as enfermidades por ele apresentadas. Estudar a relação da enfermidade com o trabalho é preciso, mas, a busca da saúde integral exige condutas de prevenção integrais.

A Campanha do Abril Verde tem por finalidade despertar na população a importância da segurança e saúde no trabalho.